Aumento de casos da Covid-19 e surto de gripe dificultam diagnóstico no Brasil
Especialista alerta para importância da realização dos testes
Foto: Getty Images
O aumento de casos do novo coronavírus, causado principalmente pela variante Ômicron, e o surto de gripe podem fazer com que milhões de brasileiros tenham síndrome gripal leve sem saber qual foi o vírus que os infectou. Segundo a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital São Luiz, neste momento é imprescindível que as pessoas que identificarem qualquer tipo de sintoma gripal ou respiratório realizem testes de covid e influenza.
“A dificuldade de acesso à testagem leva as pessoas a não fazerem o diagnóstico da forma adequada. Mas o ideal é que elas busquem realizar os testes, seja em uma farmácia, hospital ou na rede pública”, disse a especialista.
De acordo com a plataforma de dados Our World in Data, cerca de 58,3% dos novos casos de Covid-19 no Brasil são causados pela Ômicron. A nova variante, descoberta na África do Sul, é considerada mais transmissível que as mutações anteriores.
“A nova onda já está no Brasil. Cerca de 60% dos casos já são de Ômicron no país. Ainda é preciso seguir com a análise genômica, pois está sendo observado um aumento de casos de gripe, principalmente na região Sudeste, com necessidade de vacinação contra a gripe. O somatório de ambos leva as pessoas ao pronto-socorro, com o aumento de cerca de 300% nos casos de Covid-19 e até 60% de internações”, afirma Raquel.
Ela lembra também que, devido à vacinação em massa, os sintomas experimentados por quem contrai o vírus são, na maioria dos casos, mais leves, podendo levar a pessoa a contrair a Covid-19 e não ficar sabendo. Pacientes infectadas pelo coronavírus, com gripe ou resfriado comum podem experimentar febre, dores no corpo e de cabeça, tosse seca, garganta arranhando, cansaço, entre outros. Segundo especialistas, é impossível diferenciar qualquer uma das doenças com base nesses sintomas. Por isso, a realização do teste é fundamental.