Auxílio de R$ 600 pode estar disponível para parte dos beneficiados antes da Páscoa, diz Onyx Lorenzoni
"Não teremos problemas nestes primeiros três meses de recursos", garantiu Lorenzoni
Foto: Agência Brasil
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse nesta sexta-feira (3) na coletiva do Palácio do Planalto que os cerca de 20 milhões de trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único e não são Microempreendedores Individuais poderão acessar um aplicativo a partir da próxima terça-feira (7) para receber o auxílio de R$ 600 reais.
"Para que na próxima semana, nós possamos, primeiro, ter claramente identificado quem tem o direito, segundo a lei determina. Para aqueles que já são elegíveis, nós teremos condição de começar os depósitos ainda antes da Páscoa", adiantou o ministro.
Lorenzoni explicou que os 12 milhões de beneficiários do Bolsa Família não precisam baixar aplicativo e terão o pagamento nos mesmos dias. "Quem está no Bolsa Família receberá com toda tranquilidade", disse.
O calendário dos pagamento deve ser detalhado na próxima semana. "Nós queremos trazer uma palavra de tranquilidade às pessoas, porque o esforço do governo está sendo pleno", garantiu.
Na mesma coletiva, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que, para quem não tiver conta em banco, serão criadas poupanças para o depósito do dinheiro.
Aos que não tiverem acesso pelo aparelho celular, será disponibilizado um telefone que, segundo o ministro da Cidadania, terá a capacidade de atender 80 milhões de ligações. Em última instância, as agências físicas farão o atendimento, bem como as casas lotéricas.
"Não teremos problemas nestes primeiros três meses de recursos", garantiu Lorenzoni, que explicou que o acesso ao aplicativo será totalmente gratuito.