Brasil

Baiano João Jorge toma posse como presidente da Fundação Palmares

Novo presidente prometeu renascimento da fundação cultural

Por Da Redação
Ás

Baiano João Jorge toma posse como presidente da Fundação Palmares

Foto: TV Brasil

O ex-líder do bloco afro Olodum, João Jorge Rodrigues, foi empossado nesta quinta-feira (27) como presidente da Fundação Cultural Palmares. A solenidade foi realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. 

O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de outras autoridades e líderes culturais afro-brasileiros.

Durante a cerimônia, João Jorge se emocionou ao anunciar a volta da logomarca da instituição, representada pelo machado de Xangô. A exclusão aconteceu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Para João Jorge, o momento é de renascimento da fundação, a partir de investimento financeiro em políticas públicas e apoio a projetos da área. Ele concluiu com um balanço dos primeiros meses do governo do presidente Lula. “A Palmares não é minha, não é nossa. É do povo brasileiro. Nós vamos fazer a Palmares de novo.” 

O presidente também anunciou o retorno de nomes excluídos da Lista de Personalidades Negras, disponível no site da Fundação. 

Segundo João Jorge, a instituição precisa de recursos e uma maior facilidade para apoiar e desenvolver projetos - pontos que João Jorge afirma já ter informado ao senador Jaques Wagner (PT) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Margareth Menezes ressaltou que a Fundação Palmares foi a primeira conquista da luta do movimento negro por espaço dentro das políticas públicas do governo brasileiro. Segundo a ministra, a chegada de João Jorge na Fundação Palmares é uma resposta ao desrespeito ao legado do povo afro-brasileiro durante o governo anterior.

Já Lula, por meio das redes sociais, afirmou que a Fundação Palmares voltou a trabalhar pela proteção e promoção da cultura afro-brasileira após anos de desmonte. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.