Economia

Banco Central revisa estimativa de tombo do PIB em 2020 para 5%

Apesar da queda, instituição mantém incertezas sobre ritmo da recuperação no último trimestre

Por Da Redação
Ás

Banco Central revisa estimativa de tombo do PIB em 2020 para 5%

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Banco Central revisou sua projeção para o tombo da economia brasileira em 2020 e passou a estimar uma queda de 5% no PIB (Produto Interno Bruto). A previsão está no relatório de inflação divulgado nesta quinta-feira (24). A expectativa anterior da instituição, divulgada em junho, era de uma queda maior no nível de atividade neste ano, da ordem de 6,4%. 

O banco avaliou que indicadores sugerem uma recuperação parcial "com padrão similar à que ocorre em outras economias, onde os setores mais diretamente afetados pelo distanciamento social permanecem deprimidos". "A recomposição da renda e os demais programas do governo vêm permitindo que a economia brasileira se recupere relativamente mais rápido que a dos demais países emergentes", acrescentou.

De acordo com a instituição, a nova projeção para o PIB deste ano considera "crescimento acentuado" da atividade no terceiro trimestre, "influenciado pelas medidas governamentais de combate aos impactos econômicos da pandemia e pelo retorno gradual a patamares de consumo vigentes antes do período de isolamento social".

Porém, o Banco Central também avaliou que, a partir do último trimestre do ano, "vigora incerteza acima da usual sobre o ritmo da recuperação" e, por isso, "espera-se arrefecimento da taxa de crescimento, associado, em parte, à diminuição esperada de transferências de recursos extraordinários às famílias [redução no valor do auxilio emergencial de R$ 600 para R$ 300]". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário