Baojun já produz SUV elétrico com logo da GM que pode vir ao Brasil
SUV foi desenvolvido por marca de baixo custo da GM na China e custa o preço de um Dolphin

A GM está agindo rápido dentro do seu plano de reestruturação para a China. E como parte desse plano bilionário a marca pode lançar carros das marcas Wulling e Baojun, suas marcas de baixo custo sob comando da GM Saic, para recuperar mercado na China e outros países.
O site GM Authority divulgou fotos de um SUV compacto já conhecido porém com o logo da Chevrolet e não da Baojun.
Esse novo carro é baseado no Yep Plus tem 3,99m de comprimento e 2,56m de entre-eixos, com um motor elétrico 101 cv (75 kW) com até 410km de autonomia no ciclo CLTC e velocidade máxima de 150 km/h.
Por dentro apesar da simplicidade há duas telas de 10,2”, sistema de câmeras 360° e o Baojun Yep Plus traz sistema operacional KiOS e pacote ADAS desenvolvido pela DJI ( LingXi).
A marca Baojun faz parte da joint-venture SGWM (SAIC-GM-Wuling) que tem feito sucesso na China. A Wulling, fabricante de carros elétricos compactos e acessíveis vendeu 580 mil unidades esse ano por lá e a Baojun vendeu 34 mil unidades.
Vale lembrar que esse carrinho já foi visto por aqui. A Chevrolet parece estar trabalhando em um plano ousado de eletrificação para lançar o Baojun com rebadge dentro de uma proposta agressiva de preço. Na China o Yep Plus custa em torno de R$ 72,4 mil (103 mil yuans) sendo concorrente do BYD Dolphin e também JAC Yiwei 3 além do Ora 03 Skin.
Outro ponto importante é que o Yep Plus deve ser o primeiro carro fruto do plano de reestruturação da marca na China. A General Motors enviou um comunicado aos acionistas no começo de dezembro dizendo que em virtude da queda das vendas no maior mercado do mundo, a China, irá investir US$ 5,6 bilhões par reestruturar sua operação.
Cerca de R$ 33 bilhões em conversão direta serão consumidos para lançar novos produtos e ao mesmo tempo reduzir o portfólio. As vendas vem caindo até quase 70% nas marcas do grupo este ano.
Mesmo os carros elétricos da General Motors feitos sobre a plataforma elétrica ULTIUM são caros para os padrões chineses e as vendas não deslancharam.
A bandeira Chevrolet tem produtos como Equinox (lançado essa semana no Brasil) além do Monza, Seekr, Tracker e Blazer mas que venderam apenas 43.993 unidades, uma queda expressiva de 69,8%.
A Cadillac com seus produtos de luxo que já foram desejados na China vendeu apenas 90.101 unidades, queda de 40% esse ano e a Buick que já foi uma das grandes marcas no mercado chinês emplacou 277.022. Uma boa marca? Não. A queda chega a 36,4%.
Agora com o uso das marcas que fazem parte da joint venture tudo pode ser diferente. Esse caminho já foi percorrido pelo Onix e Tracker que são projetos da plataforma global GEM que nasceu na China.