• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Baojun já produz SUV elétrico com logo da GM que pode vir ao Brasil

Baojun já produz SUV elétrico com logo da GM que pode vir ao Brasil

SUV foi desenvolvido por marca de baixo custo da GM na China e custa o preço de um Dolphin

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Baojun já produz SUV elétrico com logo da GM que pode vir ao Brasil

A GM está agindo rápido dentro do seu plano de reestruturação para a China. E como parte desse plano bilionário a marca pode lançar carros das marcas Wulling e Baojun, suas marcas de baixo custo sob comando da GM Saic, para recuperar mercado na China e outros países.

O site GM Authority divulgou fotos de um SUV compacto já conhecido porém com o logo da Chevrolet e não da Baojun. 

Esse novo carro é baseado no Yep Plus tem 3,99m de comprimento e 2,56m de entre-eixos, com um motor elétrico 101 cv (75 kW) com até 410km de autonomia no ciclo CLTC e velocidade máxima de 150 km/h.

Por dentro apesar da simplicidade há duas telas de 10,2”, sistema de câmeras 360° e o Baojun Yep Plus traz sistema operacional KiOS e pacote ADAS desenvolvido pela DJI ( LingXi). 

A marca Baojun faz parte da joint-venture SGWM (SAIC-GM-Wuling) que tem feito sucesso na China. A Wulling, fabricante de carros elétricos compactos e acessíveis vendeu 580 mil unidades esse ano por lá e a Baojun vendeu 34 mil unidades. 

Vale lembrar que esse carrinho já foi visto por aqui. A Chevrolet parece estar trabalhando em um plano ousado de eletrificação para lançar o Baojun com rebadge dentro de uma proposta agressiva de preço. Na China o Yep Plus custa em torno de R$ 72,4 mil (103 mil yuans) sendo concorrente do BYD Dolphin e também JAC Yiwei 3 além do Ora 03 Skin. 

Outro ponto importante é que o Yep Plus deve ser o primeiro carro fruto do plano de reestruturação da marca na China. A General Motors enviou um comunicado aos acionistas no começo de dezembro dizendo que em virtude da queda das vendas no maior mercado do mundo, a China, irá investir US$ 5,6 bilhões par reestruturar sua operação. 

Cerca de R$ 33 bilhões em conversão direta serão consumidos para lançar novos produtos e ao mesmo tempo reduzir o portfólio. As vendas vem caindo até quase 70% nas marcas do grupo este ano. 

Mesmo os carros elétricos da General Motors feitos sobre a plataforma elétrica ULTIUM são caros para os padrões chineses e as vendas não deslancharam. 

A bandeira Chevrolet tem produtos como Equinox (lançado essa semana no Brasil) além do Monza, Seekr, Tracker e Blazer mas que venderam apenas 43.993 unidades, uma queda expressiva de 69,8%.

A Cadillac com seus produtos de luxo que já foram desejados na China vendeu apenas 90.101 unidades, queda de 40% esse ano e a Buick que já foi uma das grandes marcas no mercado chinês emplacou 277.022. Uma boa marca? Não. A queda chega a 36,4%.

Agora com o uso das marcas que fazem parte da joint venture tudo pode ser diferente. Esse caminho já foi percorrido pelo Onix e Tracker que são projetos da plataforma global GEM que nasceu na China.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.