Mundo

Biden define plano econômico de Liz Truss como 'erro'

Primeira-ministra britânica previa a eliminação da alíquota máxima de 45% do IR

Por Da Redação
Ás

Biden define plano econômico de Liz Truss como 'erro'

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou no sábado (15), que o plano econômico original da primeira-ministra britânica, Liz Truss, é um erro e pontuou não estar preocupado com a força do dólar norte-americano em alta.

Truss demitiu seu ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, na última sexta-feira (14), e descartou partes do seu pacote econômico após provocar alterações no mercado financeira, inclusice a queda no valor da libra. 

“Eu não fui o único que pensou que era um erro”, expôs Biden a repórteres durante uma parada em uma sorveteria no estado do Oregon, referindo-se à proposta da Truss.

O plano da primeira-ministra previa a eliminação da alíquota máxima de 45% do imposto de renda da Grã-Bretanha. “Acho que a ideia de cortar impostos sobre os super-ricos em um momento em que, de qualquer forma, apenas acho, discordo da política, mas cabe à Grã-Bretanha fazer esse julgamento, não a mim”, continuou.

De acordo com o presidente, a sua preocupação não é com a alta do dólar, mas sim com o resto do mundo. “Nossa economia é forte como o inferno, o interior dela. A inflação é mundial. Está pior em todos os lugares do que nos Estados Unidos”, alegou Biden.

“Então, o problema é a falta de crescimento econômico e políticas sólidas em outros países, não tanto no nosso”, prosseguiu o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário