• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Bolsonaro: presidente bate recorde em edição de MPs e é campeão de vetos derrubados
Política

Bolsonaro: presidente bate recorde em edição de MPs e é campeão de vetos derrubados

Bolsonaro é o preseidente que mais editou medidas provisórias (MPs)

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro: presidente bate recorde em edição de MPs e é campeão de vetos derrubados

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Depois do período da ditadura militar (1964-1985), Jair Bolsonaro (PL) é o presidente que menos aprovou propostas no Congresso e com o maior índice de rejeição de seus vetos e de suas medidas provisórias 

Além disso, Bolsonaro bateu o registro do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é o presidente que mais editou medidas provisórias (MPs). O artigo 62 da Constituição Federal estabelece que o presidente da República pode adotar o instrumento em caso de emergência e urgência. Elas passam a valer como se fossem, mas precisam ser aprovadas pelo Congresso posteriormente, senão perdem a validade.

Os dados são de um estudo da consultoria Concórdia Public Affairs, realizado pelo economista Alberto Bueno, que é o fundador da empresa, que realiza, entre outras atividades, análise política e estratégia empresarial.

Segundo o levantamento, desde que assumiu o governo em janeiro de 2019, Bolsonaro editou 241 MPs, uma média de 1,5 MPs por semana. Em comparação, as médias dos dois mandatários somados de FHC e de Lula foram respectivamente 0,9 e 1,0 MPs semana.

O estudo pondera que o surgimento da covid-19 induziu a publicação de um maior número de MPs, porém, apenas 17% das 241 editadas por Bolsonaro trataram estritamente de combate à pandemia e seus efeitos. 

As mudanças que ocorrerão no Congresso poderão ocorrer, principalmente em relação aos alguns impactos, ou que obrigou o Congresso a examinar as medidas constitucionais. Apesar disso, o estudo aponta que todos os presidentes eleitos após 2001 seguiram abusando desta prerrogativa, publicando um alto número de parlamentares em termos absolutos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.