Brasil é o país que mais faz estudo sobre exercícios e hipertensão
Levantamento chinês realizou revisão bibliográfica e aponta o Brasil como país que mais realiza pesquisas sobre exercícios e hipertensão
![Brasil é o país que mais faz estudo sobre exercícios e hipertensão](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/170944/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=ba427d27cccf6097f96ed84fb24d2f63)
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Segundo informações levantadas por um estudo realizado pela Universidade de Sichuan, na China, o Brasil faz parte da elite na pesquisa de um assunto muito importante: exercícios físicos e hipertensão. O país está em primeiro lugar no ranking das nações que avaliam a relação entre a atividade física e a condição.
"As descobertas oferecem uma visão científica sobre o exercício para a pesquisa da hipertensão, apresentando aos pesquisadores informações valiosas para compreender o status atual da pesquisa, os pontos críticos e as tendências emergentes para investigações futuras", destaca o estudo publicado na revista Frontiers in Cardiovascular Medicine em outubro de 2023.
Os estudiosos recuperaram 1.643 artigos e revisões relacionados a exercício e hipertensão da Web of Science Core Collection (WOSCC). Segundo a revisão bibliográfica, o Brasil realizou 420 estudos entre 2003 a 2023 que relacionam o exercício físico como tratamento para hipertensão.
Estados Unidos e China completam o pódio de países que desenvolvem pesquisas acerca do assunto.