Política

Bruno Reis altera financiadora de empréstimo para aquisição de ônibus para BRT

Segundo o prefeito, crédito de R$350,494 milhões ficará a cargo do BNDES

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Bruno Reis altera financiadora de empréstimo para aquisição de ônibus para BRT

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ratificou a instituição responsável pelo empréstimo de R$350,494 milhões, anteriormente financiado pela Caixa Econômica Federal e agora assumido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A mudança, anunciada durante a leitura da ata do projeto na sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador (CMS) na terça-feira (18), foi solicitada para a aquisição de 94 novos ônibus elétricos. Esses veículos  devem compor o sistema BRT e BRS, conforme consta no projeto de lei nº 130/2024. Em mensagem encaminhada ao Legislativo, Bruno relembra os entraves existentes no setor de mobilidade da capital baiana.

“A cidade de Salvador enfrenta grandes desafios com o transporte público urbano, frente a um alto índice de crescimento de motorização, além da queda da receita tarifária e aumento em mais de 81% de custos operacionais do sistema. Esses desafios não são exclusivos da cidade de Salvador, e estão sendo vividos por várias cidades brasileiras”, diz um trecho do texto.

A solicitação surge em consonância às propostas selecionadas pelo Ministério da Cidade, sob comando do ministro Jader Filho, que constam na Portaria nº 445, do novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) Renovação de Frotas. O chefe do Palácio Thomé de Souza pede que o documento tramite em regime de urgência na Casa, isto é, sem a necessidade de ser debatido nas comissões e analisado direto em plenário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.