Caetano Veloso faz apelo aos vereadores de Santo Amaro da Purificação
Cantor pede que vetem instalação de uma fábrica da Orbi Química

Foto: Divulgação
O cantor e compositor Caetano Veloso, que é natural de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, publicou no sábado (25), um vídeo nas redes sociais para pedir aos vereadores e Prefeito da cidade para que vetem a instalação de uma fábrica da Orbi Química, uma empresa de produtos químicos voltados para os setores automotivo e da construção civil.
No vídeo, o cantor pede que os parlamentares pensem nos problemas já enfrentados por Santo Amaro, principalmente aqueles deixados pela Plumbum, uma fábrica que produzia lingotes de chumbo e que deixou poluídos o solo e a água do Rio Subaé.
Herança do chumbo
Não é de hoje que Caetano Veloso tenta “purificar o Subaé”, datada desde a implantação da fábrica Plumbum, antiga Cobrac, na cidade de Santo Amaro, que atuava com a fundição de chumbo para a produção dos lingotes do metal.
A Companhia Brasileira de Chumbo escolheu, em 1960, a cidade do Recôncavo para instalar uma unidade da fábrica, que recebia o metal vindo de Boquira, na Chapada Diamantina. A atuação da empresa em Santo Amaro durou até o ano de 1993, quando os “malditos” finalmente foram embora.
Contudo, a Plumbum deixou para trás 500 toneladas de escória de chumbo e cádmio espalhadas pelo solo de Santo Amaro, enterradas ou utilizadas pelo poder público como calçamento para o asfalto, o que acabou por contaminar os lençóis freáticos e, consequentemente, o Rio Subaé. Além do pedido do cantor, já existe um abaixo assinado digital que coleta a assinatura dos que também desaprovam essa decisão dos vereadores e do prefeito da cidade.