Calcinhas usadas, vestidos de noiva e pinheiro de Natal estão entre os materiais doados às vítimas das enchentes, no RS
Voluntários apontam que isso é um cenário frequente no centro de triagem
Foto: Reprodução/PedroPiegas/PMPA
Donativos "inapropriados", têm sido encontrados desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, nos centros de distribuição de doações em Porto Alegre. Voluntários encontraram calcinhas usadas, vestidos de noiva e até um pinheiro de Natal.
Durante a triagem, os voluntários frequentemente se deparam com cenários como esse, itens que fogem do esperado e necessário pelos desabrigados. Biomédica de 34 anos, Jossana Gonçalves, relata que, infelizmente, muitas doações não estão em condições adequadas para uso.
A voluntária Danielle Mattos, relações públicas de 32 anos, conta que já encontrou doações de perucas, calcinhas com enchimento no bumbum e roupas íntimas usadas.
Apesar disso, esses itens não são jogados fora, as roupas com más condições são destinados aos abrigos de pets, e são usadas para a confecção de roupas para os animais. Também são usados como cobertores, ou panos para a higiene.
Os voluntários também contaram que tem muitas roupas em boas condições, mas são inapropriadas pro momento, como roupas de festa, de 15 anos, de casamento, entre outras. Esses itens são destinados a organizações não governamentais para debutantes de famílias de baixa renda.