Câmara dos Deputados cria CPI para investigar invasões de terras pelo MST
Deputado Coronel Zucco presidirá o colegiado e indica ex-ministro Ricardo Salles como relator
Foto: José Cruz / Agência Brasil
A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (17), a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar as invasões de terras realizadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
O deputado Coronel Zucco (Republicanos-RS) foi eleito presidente do colegiado e indicou o deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro, para assumir a relatoria.
A chapa eleita conta ainda com o deputado Kim Kataguiri (União-SP) como primeiro vice-presidente, o deputado delegado Fábio Costa (PP-AL) como segundo vice-presidente e o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) como terceiro vice-presidente. Dos 17 votos, a chapa recebeu 16, havendo apenas um voto em branco. Por acordo, não houve disputa ou inscrição de novas chapas.
As invasões de terras promovidas pelo MST motivaram a abertura da CPI, cujo requerimento foi lido pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), no final de abril. Entre janeiro e 23 de abril de 2023, o MST realizou 33 invasões de imóveis rurais em todo o Brasil, um número que supera a soma das ações dos últimos cinco anos.
O requerimento para criação da comissão foi apresentado pelo deputado Coronel Zucco. O prazo estipulado para a investigação é de 120 dias.
A indicação pelos líderes partidários da lista de integrantes da CPI é necessária para instalação da comissão e foi finalizada horas antes do início da reunião do colegiado nesta quarta-feira (17). A proporção das vagas nas comissões segue o número de partidos e blocos.
Os parlamentares que irão compor a comissão como titulares são:
Ana Paula Leão (PP-MG)
Capitão Alden (PL-BA)
Caroline de Toni (PL-SC)
Charles Fernandes (PSD-BA)
Delegado Éder Mauro (PL-PA)
Delegado Fabio Costa (PP-AL)
Domingos Sávio (PL-MG)
Evair Vieira de Melo (PP-ES)
José Rocha (UNIÃO-BA)
Kim Kataguiri (UNIÃO-SP)
Lucas Redecker (PSDB-RS - Fdr PSDB-CIDADANIA)
Magda Mofatto (PL-GO)
Max Lemos (PDT-RJ)
Messias Donato (REPUBLICANOS-ES)
Nicoletti (UNIÃO-RR)
Ricardo Salles (PL-SP)
Tenente Coronel Zucco (REPUBLICANOS-RS)
E como suplentes:
Coronel Assis (UNIÃO-MT)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Ulysses (UNIÃO-AC)
Delegada Katarina (PSD-SE)
Diego Garcia (REPUBLICANOS-PR)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Joaquim Passarinho (PL-PA)
Marcos Pollon (PL-MS)
Rafael Simoes (UNIÃO-MG)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)