Candidatos às eleições 2022 receberão propostas para combater a fome
Políticos receberão 92 propostas, elaboradas pela ONG Ação da Cidadania
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Candidatos aos governos estaduais e à Presidência da República nas eleições gerais deste ano são os destinatários de 92 propostas, elaboradas pela ONG Ação da Cidadania, sobre o combate à fome. As pautas foram discutidas em reunião técnica da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados nessa terça-feira (9).
As sugestões compõem a segunda edição da chamada Agenda Betinho, batizada em homenagem ao fundador da organização não governamental. De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara dos Deputados, elas levam em conta estatística recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar que mostra 33 milhões de brasileiros em situação grave de fome, o que, segundo a ONG, corresponde a 15% da população.
Durante a reunião, a deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou a importância da mobilização da sociedade para transformar o que chamou de "naturalização da fome".
"A fome é uma das expressões mais agudas da desumanização. O Brasil por muito tempo naturalizou a fome para justificar as violações de direitos. Ao não ser percebida, a fome vai se perenizando e a mobilização da sociedade é fundamental pra transformar essa naturalização, para termos um Brasil sem fome e para propormos uma agenda ao próprio estado de combate à fome", disse.