Capes anuncia pagamento de bolsas de pós-graduação via Pix

A Capes é o primeiro órgão do governo federal a adotar a iniciativa de pagamento via Pix a um grande quantitativo de beneficiários

Por FolhaPress
Ás

Capes anuncia pagamento de bolsas de pós-graduação via Pix

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao MEC (Ministério da Educação), principal agência de fomento à pesquisa do país, anunciou na última semana que vai começar a efetuar o pagamento das bolsas de pós-graduação pela modalidade Pix.

A divulgação consta em ofício assinado pelo coordenador de bolsas institucionais no país, Flávio Henrique Santos, no dia 3 de abril, e passa a valer para os pagamentos já feitos a partir deste mês.

Segundo o documento, a Capes é o primeiro órgão do governo federal a adotar a iniciativa de pagamento via Pix a um grande quantitativo de beneficiários. "A expectativa é utilizar esse instrumento em todos os pagamentos de bolsas com Pix, a partir do início de abril (...), o que trará agilidade ao repasse do benefício, eliminando o prazo de 48 horas úteis para compensação bancária", diz o texto.

Em carta destinada às pró-reitorias de pós-graduação no país, a agência recomenda aos programas de pesquisa orientar os bolsistas para que verifiquem se a conta está apta a receber depósitos via Pix. "A Capes ressalta que a mudança para transação Pix não exigirá qualquer alteração no cadastro dos bolsistas e, por isso, os pagamentos continuarão a ser realizados utilizando os dados bancários (banco, agência e conta) cadastrados na base de dados da Capes", completa o texto.

Atualmente, há 103.250 bolsistas vigentes no país que recebem o auxílio da Capes, sendo 47.188 de mestrado, 52.895 de doutorado, 3.144 na modalidade pós-doutorado e 23 professores visitantes, segundo o portal Geocapes (Sistema de Informações Georreferenciadas Capes). Destes, a maior concentração de bolsistas está no estado de São Paulo, com 24.132 bolsas vigentes, seguido de Rio de Janeiro (12.801) e Rio Grande do Sul (11.441).

AMPLIAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS
Também na quinta-feira (3), a Capes anunciou a ampliação da concessão de bolsas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, responsável por regular e promover a pós-graduação no país, para o período de março de 2025 a fevereiro de 2026. Segundo o órgão, serão 594 novas bolsas distribuídas por meio dos programas institucionais e 294 na cota das pró-reitorias, totalizando uma ampliação de 887 benefícios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.