• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Carlos Fávaro diz que agronegócio passa por momento ‘difícil’, mas descarta crise
Política

Carlos Fávaro diz que agronegócio passa por momento ‘difícil’, mas descarta crise

Segundo ministro, governo está elaborando um plano de ajuda aos produtores rurais

Por Da Redação
Ás

Carlos Fávaro diz que agronegócio passa por momento ‘difícil’, mas descarta crise

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Em uma entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), destacou que o agronegócio enfrenta desafios devido às questões climáticas. De acordo com ele, embora o setor não esteja diante de uma crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está elaborando um plano de ajuda aos produtores rurais para evitar a deterioração desse cenário. 

"O governo não é culpado pela intempérie climática ou pelos preços, que são dos mercados. Eu acho que até passa a ser uma oportunidade em que os produtores percebem que o governo está atento, que o governo se preocupa com essa atividade econômica, mesmo não tendo uma crise, mas um momento que parece ser um pouco mais difícil, o governo está aí atento", afirmou Fávaro. 

O ministro defende que, diante dos impasses no acordo entre Mercosul e União Europeia, o país busque parcerias com Brics, Oriente Médio, Ásia e África. Ao ser questionado se seria preciso aumentar a verba para seguro rural neste ano, Fávaro ressaltou: “O seguro rural tem um orçamento na faixa de R$ 1 bilhão por ano. É necessária, durante a mudança climática, a ampliação, porque a produção está custando mais e as apólices também, diante das questões climáticas”.

“Então, como sair desse enigma? A modernização do sistema de seguro rural, usando algoritmos e inteligência artificial. Por exemplo, tal região tem os melhores índices de produtividade em tal época. Você vai usar a alta tecnologia e vai sair do risco de previsão meteorológica, então se consegue fazer uma apólice mais barata. Se o valor do prêmio for menor, é possível atender o maior número possível de produtores”, completou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário