Cassado em 2005, Zé Dirceu volta ao Congresso para discursar sobre democracia
Ex-ministro de Lula participou de solenidade sobre democracia no Senado
Foto: Reprodução/TV Senado
O ex-deputado federal, José Dirceu, participa de solenidade no Congresso Nacional nesta terça-feira (2), sobre democracia. Essa é a primeira vez, depois de 19 anos, que ele discursa em um evento Legislativo após ter seu mandato cassado em 2005.
"Quase não aceitei [o convite], porque desde o dia da madrugada de 1º de dezembro [de 2005], quando a Câmara dos Deputados cassou meu mandato, que o povo de São Paulo tinha me dado pela terceira vez, eu nunca mais voltei ao Congresso Nacional. Mas acredito que João Goulart merecia e merece a minha presença hoje aqui", disse Zé Dirceu.
Dirceu foi convidado pelo senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) para participar de uma sessão solene no Senado, pela democracia. Além do ex-ministro da Casa Civil no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), outras personalidades também discursaram no evento, como a viúva do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Goulart e o presidente-executivo do Instituto João Goulart, João Vicente Goulart.
"Destaco e agradeço a presença, nesta mesa, deste companheiro, que agradeço a Deus a possibilidade de, na minha formação política, ter sido um dos formadores dos melhores momentos do Partido dos Trabalhadores. Meu querido José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-deputado federal, militante político da resistência à ditadura entre os anos de 1960 e 1970. Zé é uma honra, para nós, ter você conosco", afirmou Randolfe.
Preso por 1 ano e 9 meses preso em Curitiba (PR), como consequência das investigações da Lava Jato, Dirceu está impedido de disputar as eleições até esse ano.