Política

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC da Reforma Sindical

PEC vai para comissão especial

Por Da Redação
Ás

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC da Reforma Sindical

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 196/19), que trata da reforma sindical no Brasil. A PEC deve tramitar agora em uma comissão especial que será criada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Após isso, vai à Plenário para ser votada pelos demais deputados.   

A proposta, que tem a relatoria do deputado Fábio Trad (PSD-MS) entre outros pontos, acaba com a unicidade sindical. Caso seja aprovado, o texto determina que o sindicato só poderá representar uma classe se tiver um determinado percentual mínimo de filiados. A proposta também retira do Estado a condição de chancelador de sindicatos. 

Atualmente, todo o processo de constituição de um sindicato é regulado pela Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.