Cerca de 85% da energia elétrica do Brasil vem de fontes renováveis
As maiores usinas hidrelétricas do país são a Itaipu Binacional com capacidade de 14.000 MW e a usina Belo Monte 11.2 MW
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A maior parte da energia elétrica do Brasil vem de fontes renováveis, afirmam dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas.
Nos últimos anos, os maiores aumentos foram observados na participação das fontes eólica e solar. Além disso, houve uma redução do uso de fontes fósseis para a geração termelétrica.
Como mostra o relatório, as maiores usinas hidrelétricas do país são a Itaipu Binacional, que possui capacidade de 14.000 MW, a usina Belo Monte, com 11.2 MW, e Tucuruí, 8.5 MW.
Doze estados ainda tem a hidráulica como sua principal fonte de energia, incluído o Distrito Federal e São Paulo, porém os maiores produtores são o Pará com mais de 22.3 GW e Paraná 15.5 GW.
A fonte eólica aparece na segunda colocação com a maior participação. Ela, que é produzida pelo vento, representa hoje cerca de 12% da matriz elétrica brasileira (23,7 GW), crescimento de 12,6% no comparativo anual.
Os maiores parques eólicos estão concentrados no nordeste do país: Rio Grande do Norte com mais de 6.7 MW, BA (6.0 MW), CE (2.5 MW), PI (2.4 MW), RS (1.8 MW), dentre outros. Somente Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará juntos possuem 15.5 MW de potência eólica, superior a usina hidrelétrica de Itaipú (14.0 MW).
Na terceira colocação aparece a fonte solar fotovoltaica, com 11.5% da participação e pouco mais de 22,0 GW. Ela teve o maior aumento 64,3% na comparação com o ano anterior.