• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Cerimônia da ONU homenageia mais de 200 mil haitianos que morrerem em um terremoto

Cerimônia da ONU homenageia mais de 200 mil haitianos que morrerem em um terremoto

Tragédia aconteceu há 10 anos

Por Da Redação
Ás

Cerimônia da ONU homenageia mais de 200 mil haitianos que morrerem em um terremoto

Foto: ONU

Uma cerimônia solene na sede da ONU, em Nova Iorque, homenageou nesta sexta-feira (17), mais de 200 mil haitianos que morreram no devastador terremoto que atingiu a nação insular há dez anos. A homenagem incluiu os 102 funcionários das Nações Unidas vitimas dos pela tragédia.

Os haitianos estavam começando um novo ano com otimismo, lembrou o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a cerimônia, mas “em alguns segundos, suas esperanças se transformaram em pó”.

Em seu discurso, o chefe da ONU refletiu sobre vários aspectos dos esforços das Nações Unidas no Haiti que causaram mais danos do que benefícios, lembrando a epidemia de cólera que começou em 2010, que se acredita ter sido importada por forças de paz.

“Entre os muitos desafios, as Nações Unidas lamentam profundamente a perda de vidas e o sofrimento causados pela epidemia de cólera. Dou boas-vindas ao progresso significativo que foi feito para eliminar a doença. Também estamos comprometidos com a resolução de casos pendentes de exploração e abuso sexual”, afirmou Guterres.

Ele disse que o novo Escritório Integrado no Haiti (BINUH), que substituiu a operação de manutenção da paz e as 19 agências, fundos e programas presentes no país, “continuará trabalhando em parceria com o povo haitiano no caminho da recuperação e da prosperidade”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.