Chevrolet Silverado chega ao Brasil: veja o teste com a novidade
Novidade já teve as 700 unidades do lote para o Brasil vendida antes da entrega da primeira unidade
A GM já havia confirmado e apresentado a Silverado ao longo do ano. Logo após o lançamento da Montana, a GM afirmou que ela chegaria no segundo semestre. Depois a picape foi exposta durante a Feira agropecuária Expointer e finalmente seu lançamento chegou.
Ela traz a fórmula norteamericana de motor V8 de alta potência e torque, muito espaço a bordo e preço que restringe e muito sua aquisição por aqui. Mas assim como suas rivais, a Chevrolet Silverado chega com suas 700 unidades vendidas e a promessa de novos lotes ao longo do próximo ano ao preço de R$ 519,9 mil.
A GM afirma que a Silverado é a mais conectada e a mais econômica do segmento sendo que esse segundo atributo não é necessariamente o que o consumidor quer. O seu conjunto é superlativo com grade em cromo fosco, rodas de 20 polegadas e linhas retas que já nos acostumamos a ver mas que pessoalmente é mais impressionante. Vale dizer que ela foi remodelada recentemente nos Estados Unidos o que significa que temos um dos produtos mais atualizados do segmento.
Ficha técnica da Silverado
A novidade tem 5,91m de comprimento, 2,06m de largura, 1,94m de altura e entre-eixos de 3,74m bem proximo das rivais. A capacidade de carga é de 715kg e 1781 litros com caçamba revestida e tampa de alumínio assim como as portas e o capô. Ela tem 24,8º de ângulo de entrada e 21,6º de saída com 24,3cm de altura do solo calçada com as rodas aro 20 e pneus All Terrain. A capacidade de reboque é de 4.128kg, a maior do segmento.
No motor esqueça o diesel assim como nas rivais. A Chevrolet Silverado tem motor V8 5,3 litros de 360cv e 51,9kgfm de torque combinado com câmbio automático de dez velocidades, o mesmo do Mustang e da F-150, e tração 4X4 sob demanda. Com esse motor a Silverado acelera de 0-100km/h em 7,2s e sua velocidade é limitada eletronicamente em 180km/h. O motor tem sistema de gerenciamento de cilindros com 17 combinações com desligamento parcial ou total da unidade para economia de combustível. Vale lembrar que a GM é pioneira nessa solução tendo lançado o sistema na linha Cadillac na metade dos anos 1980.
Parte interna e tecnologia a bordo
Por dentro, a amplitude e espaço de passageiros são os melhores do segmento. A Silverado tem bom acabamento, revestimento em couro, som Bose e duas grandes telas combinadas com linhas retilíneas e conservadoras como seu público gosta. Estão ali peças metálicas mas também superfícies imitando madeira e emblemas grandes da versão High Country no revestimento de portas e nos para-lamas.
A Silverado High Country traz painel digital customizável com 12,3´´, head-up display amplo e multimídia MyLink de 13,4´´ com sistema Google Built-in, Alexa, Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio, atualização remota (OTA) e sistema completo de câmeras de alta resoluçao em 360º, sensores, auxiliares de estacionamento e sistema autônomo. A multimídia tem wifi como todos os outos produtos da GM com franquia de internet com 20Gb mensais e sistema OnStar com assistência 24h.
Teste a bordo da novidade
A Chevrolet escolheu a fazenda Caiman, na região do Pantanal, um destino turístico apreciado por estrangeiros, para lançar a Silverado. Na planície quente e seca (nesta época do ano), a picape mostrou seus atributos nas estradas em Corumbá na divisa com a Bolívia e Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.
Testamos a Silverado nestas condições onde sua posição superlativa surpreende. Estável e de boa aceleração, a pickup da GM surpreende pela visibilidade e conforto a bordo. Ela tem farois em LED, estribo retrátil com modo de acesso à caçamba que se abre eletricamente, entre outros recursos de acessibilidade. Dentro da cabine, há espaço sob o banco traseiro, embutido no encosto e até sobre o porta-luvas. Teto solar, ajuste de banco elétrico e de coluna tornam o ajuste do motorista ainda melhor.
A Silverado acelera com força e o ronco característico do motor V8 a gasolina. A GM fala em um consumo de 6 a 7,2km/l, próximo da nossa marca a bordo da picape.
Sob o calor intenso do Pantanal, o ar condicionado dual zone refrigera a cabine a contento, há diversos pontos de carga de celular e a resolução das telas à frente do motorista também impressionam. Há três modos de direção: off road, normal e esporte onde se alteram parâmetros de transmissão e suspensão.
Ao sairmos da estrada rumo à fazenda Caiman, são 40km de terra onde notamos apenas que o retrovisor é grande até demais e por isso vibra muito. Esse retrovisor é acessório nos Estados Unidos mas foi escolhido como item de série no Brasil. A justificativa é que com ele se pode rebocar com facilidade mas esse não um costume do Brasil. Andar com a Silverado nas grandes cidades pode não ser muito fácil por conta da largura diante de pistas sempre reduzidas.
Em um mundo real a Chevrolet Silverado ocupará a posição que suas concorrentes já ocupam. Um veículo posicionado como premium no nosso mercado, de alto desempenho e conforto e boa lista de itens de série. Uma pena que não seja mais potente uma vez que o motor do Camaro com 6,2 litros Eco Tec3 V8 com 420cv seria o maior do segmento. Ela custa R$ 51,9 mil, preço alinhado com as concorrentes. Ela está disponível nas cores branco Abalone (que ilustra essa matéria), Cinza Rush, Preto Global e Vermelho Radiant com a vantagem das 550 concessionárias pelo Brasil o que é também a mais ampla rede de revendedores para facilitar o pós-venda.
Assim a GM ingressa no seleto clube das picapes premium. Em 2023 a marca anunciou que esse seria o "ano das pickups" e reforçou a oferta de versões da veterana S10 (a próxima geração vem em 2024) e estreou ainda a Montana no segmento de modelos compactos.