COB e organizações apoiam a continuidade de Ana Moser como ministra do Esporte
Comunicado foi emitido após rumores de que Lula estaria planejando uma minirreforma ministerial que incluiria o Ministério do Esporte
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu uma nota nesta terça-feira (5) enfatizando o seu apoio à permanência de Ana Moser como ministra do Esporte. O comunicado foi emitido após rumores de que o presidente Lula (PT) estaria planejando uma minirreforma ministerial que incluiria o Ministério do Esporte.
A nota da Comissão de Atletas expressa que o esporte não deve ser usado como moeda de troca na política. Ela afirma: "Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor. A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a todas as brasileiras e brasileiros."
Além da Comissão de Atletas do COB, o posicionamento é compartilhado pela Atletas Pelo Brasil (antiga Atletas Pela Cidadania), uma ONG que teve em Ana Moser sua voz ao longo da última década, e pelo Movimento Esporte Pela Democracia, que conta com figuras como a ex-nadadora Joanna Maranhão e o ex-jogador de futebol Raí.
O grupo enfatiza que, durante o processo eleitoral, o presidente Lula prometeu uma "revolução" na política pública de esporte, com o objetivo de criar uma política esportiva abrangente para todas as faixas etárias. A ministra Ana Moser tem trabalhado nesse sentido, apesar dos recursos limitados e uma equipe enxuta.
A nota lamenta que, menos de um ano depois, em nome da governabilidade, o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas. De acordo com informações recentes, Lula planejava anunciar a minirreforma ministerial em breve, mas algumas questões relacionadas ao Ministério do Esporte ainda estão em discussão, incluindo a possível nomeação do deputado André Fufuca e as demandas da bancada do partido.