Comissão de Meio Ambiente discute medidas preventivas contra desmatamentos e queimadas no Brasil
O requerimento para o debate foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato
Foto: Divulgação
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) vai debater na quarta-feira (9) as medidas que precisam ser tomadas para evitar o aumento do desmatamento e as queimadas na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado e na Mata Atlântica a partir do segundo semestre de 2022.
O requerimento para o debate foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Entre os convidados, estão representantes do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam) e do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). A pedido do senador Jaques Wagner (PT-BA), deverá participar também um representante do Ato pela Terra, movimento que acontecerá em Brasília na quarta-feira à tarde, para discutir a agenda ambiental tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, e que reúne diferentes atores da sociedade civil, entre entidades ambientalistas, movimentos sociais e artistas .
Além de conhecer as ações que o Ministério do Meio Ambiente está desenvolvendo e as que estão planejadas, Contarato também pretende discutir outras propostas oriundas da sociedade, no intuito de estruturar uma estratégia de redução da devastação e dos incêndios.
Já Jaques Wagner considera fundamental o Senado dar espaço aos representantes do Ato pela Terra para se manifestarem e classifica como pertinente aproveitar o debate requerido por Fabiano Contarato para incorporar as demandas da sociedade civil.