Comissão do Senado ouve ministro das Relações Exteriores para discutir eleições na Venezuela
A audiência pública interativa atende a requerimento apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) se reunirá na quinta-feira (17), às 10h, para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre a posição brasileira em relação às recentes eleições na Venezuela.
A audiência pública interativa atende a requerimento apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). No texto (REQ 15/2024 - CRE), o senador relata que a Venezuela, desde o início do século 21, tem um regime político autoritário ditatorial, tendo a concentração de poder no Executivo, repressão a opositores políticos e controle sobre a mídia e o Judiciário, o que contraria princípios democráticos.
Para Ciro, nas últimas eleições na Venezuela, “surgiram novamente sérias e contundentes suspeitas de fraude eleitoral, o que intensifica as preocupações com a integridade do processo democrático no país”. Ele destaca que diversos observadores internacionais e organizações de direitos humanos relataram irregularidades que vão desde a manipulação dos resultados até a intimidação de eleitores e a exclusão de candidatos da oposição.
O senador diz ainda que “a ausência de uma condenação firme por parte do Brasil o enfraquece como líder regional e defensor dos preceitos democráticos, além de minar os esforços internacionais para pressionar por uma resolução democrática na Venezuela”.
No argumento dele a naturalidade diante de um possível golpe ditatorial não só afeta a credibilidade do Brasil no cenário global, mas também pode ser vista como um sinal de complacência com regimes autoritários, com urgência, para "tentar explicar o inexplicável", justifica Ciro no requerimento.
Como participar
O evento será interativo: os cidadãos poderão enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, que poderão ser lidos e respondidos ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado disponibiliza uma declaração de participação, que pode ser utilizada como horas de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. Além disso, o Portal e-Cidadania também coleta opiniões dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.