• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão Educação e Cultura aceita nome de Eduardo Campos no 'Livro dos Heróis da Pátria'
Política

Comissão Educação e Cultura aceita nome de Eduardo Campos no 'Livro dos Heróis da Pátria'

Em 2024, completa dez anos do trágico acidente aéreo que culminou na morte do ex-governador de Pernambuco

Por Da Redação
Ás

Comissão Educação e Cultura aceita nome de Eduardo Campos no 'Livro dos Heróis da Pátria'

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou projeto que insere o nome do ex-ministro Eduardo Campos no mesmo ano em que completa dez anos do trágico acidente aéreo que culminou em sua morte. O projeto introduz o nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A matéria seguiu para análise do Plenário com requerimento para votação em regime de urgência. 

O PL 3.148/2024 foi apresentado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e relatado na CE pelo senador Cid Gomes (PSB-CE). O parecer foi lido pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE). 

Eduardo Campos nasceu no Recife em 1965. Formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aos 20 anos, em 1986. Começou a carreira política em 1987 como chefe de gabinete do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, seu avô. Foi eleito deputado estadual em 1990 e venceu três disputas seguidas à Câmara dos Deputados, onde permaneceu de 1995 a 2007.

Eduardo ainda foi ministro da Ciência e Tecnologia entre 2004 e 2005 e governou Pernambuco por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2014. Após isso, lançou-se candidato à Presidência da República, ao lado da atual ministra do meio ambiente, Marina Silva. Em agosto de 2014, antes do fim da campanha eleitoral, sofreu um acidente durante uma viagem do Rio de Janeiro a Guarujá (SP), que matou todos os ocupantes do avião. Eduardo Campos morreu aos 49 anos.

O político ainda deixou um legado político de sucessão. "Tem hoje seu filho, João Campos, prefeito de Recife, altamente aprovado, com uma gestão inovadora e de qualidade e tem nosso colega parlamentar, Pedro Campos, deputado federal, aqui também nos honrando com destaque na atuação — ressaltou ao informar da presença de Pedro Campos, que acompanhava a votação na CE", disse Alessandro Vieira.

Livro 

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. O livro é destinado ao registro do nome de brasileiros e brasileiras que tenham oferecido à vida para a defesa e a construção do Brasil, com dedicação e heroísmo, como determina a Lei 11.597, de 2007.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário