Conar abre representação ética contra anúncio do filme "Barbie"
Trailer do filme não poderá ser exibido em sessões para menores de 12 anos
Foto: Reprodução
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu na última sexta-feira (7) uma representação ética contra um dos anúncios de lançamento do aguardado filme "Barbie", estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling.
Seguindo as normas do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, o Conar determinou que o trailer de divulgação do longa não poderá mais ser exibido em nenhuma sessão de cinema que permita a presença de menores de 12 anos. A medida visa verificar a conformidade do anúncio às recomendações do código.
O Conar enfatizou que a medida tem como foco o anúncio publicitário, buscando garantir a adequação às normas éticas do setor.
Nota oficial do Conar:
“Em seguida, a relatora da representação concedeu liminar parcial, levando em conta que o teaser está em exibição ostensiva para o público infantil e com cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro, o que viola recomendações da Seção 11 do Código.
Neste sentido e porque a tutela dos direitos da criança está sujeita ao princípio da precaução, ela concedeu medida liminar parcial, recomendando a sustação da divulgação de um dos teasers do filme, restrição válida apenas para as divulgações nos blocos de espaço comercial em sessões de cinema de filmes com classificação indicativa inferior a 12 anos, por ser esta a idade de proteção da criança estabelecida pelo artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente.”