• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Conselhão é relançado pelo presidente Lula com foco em desenvolvimento sustentável
Brasil

Conselhão é relançado pelo presidente Lula com foco em desenvolvimento sustentável

Colegiado formado por 246 integrantes terá a missão de auxiliar o presidente na elaboração de políticas públicas

Por Da Redação
Ás

Conselhão é relançado pelo presidente Lula com foco em desenvolvimento sustentável

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou nesta quinta-feira (4) o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), popularmente conhecido como "Conselhão". 

Com 246 integrantes, entre representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e indígenas, membros do agronegócio e do setor financeiro, empresários, entre outros, o colegiado tem como objetivo auxiliar o presidente na elaboração de políticas públicas para o crescimento econômico e desenvolvimento social, com forte ênfase na inovação e na sustentabilidade.

Originalmente criado em 2003 com 90 integrantes, o Conselhão foi ampliado para 92 durante a gestão de Dilma Rousseff (PT), mantido por Michel Temer (MDB) e não convocado no governo seguinte. Agora, em sua nova fase, os integrantes terão a tarefa de traçar estratégias e políticas públicas que contemplem o crescimento econômico com sustentabilidade, uma promessa de campanha do presidente.

Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais e coordenador do colegiado, destacou a importância da diversidade de representantes dos mais variados setores para trazer para o centro do debate a preocupação com a sustentabilidade e a inovação. O presidente Lula ressaltou a importância do crescimento econômico aliado às políticas ambientais, principalmente no agronegócio.

Entre os membros do novo Conselhão estão: o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; a empresária Luiza Helena Trajano, da varejista Magazine Luiza; o líder indígena Kléber Karipuna; e a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Juvandia Moreira, entre outros. 

O presidente destacou que todos os integrantes terão que discutir coisas que nunca foram discutidas juntos, com pessoas que pensam diferente ideologicamente, economicamente e sobre tantas outras coisas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.