Copom manterá em 0,5 ponto ritmo de corte da Selic, diz ata
Membros concordam com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões
Foto: Reprodução / COPOM
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu de forma unânime iniciar um ciclo de afrouxamento monetário, concordando com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. Essa mudança de rumo, após três anos de aperto, foi evidenciada na ata da recente reunião do Copom, divulgada nesta terça-feira (8).
Na semana passada, o Copom surpreendeu ao reduzir a taxa básica de juros do país, a Selic, em 0,50 ponto percentual, pela primeira vez em três anos. Esse movimento a levou para 13,25% ao ano, o maior patamar desde janeiro de 2017.
Na reunião anterior, realizada em julho, o Copom já havia indicado o início do afrouxamento monetário. Os membros do comitê acreditavam que o processo de desinflação em andamento poderia justificar uma redução gradual na próxima reunião.
Os próximos passos do Copom alinham-se com a expectativa do mercado, que prevê cortes de 0,5 ponto percentual. Os cortes subsequentes seguirão a mesma magnitude do ajuste de agosto, com o objetivo de alcançar uma taxa Selic de 11,75% até o fim de 2023.
Essa decisão de redução dos juros reflete a análise da desinflação em curso e o otimismo em relação à melhora das expectativas inflacionárias. A conjuntura internacional, embora desinflacionária, exige cautela, assim como os indicadores domésticos, que indicam desaceleração econômica e uma inflação ao consumidor mais controlada. Mesmo com a mudança, o Copom enfatiza a serenidade e moderação na condução das políticas econômicas. Esse corte marca uma mudança na política monetária, visando estimular o crescimento econômico do país.