Coronavírus: artistas pedem que Rodrigo Maia não aceite MP que altera regras de direitos autorais
Deputado Felipe Carreras é o autor da emenda e também dono de casa de shows
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Cantores e compositores pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para não entregar ao deputado Felipe Carreras (PSE-PE), a relatoria de uma medida provisória na qual ele apresentou uma emenda que altera as regras de direitos autorais de músicas durante a pandemia de coronavírus.
"Venho em nome da classe fazer um apelo para que ele não seja escolhido como relator. Ele é uma pessoa que tem interesses relativos a direitos autorais conflitantes com os nossos. Nesse momento, qualquer mudança em direitos autorais, seria muito mal recebido por todos", pediu a cantora Marisa Monte, em áudio gravado a Maia.
A proposta de emenda do deputado Carreras, que também é dono de casa de shows, tem como finalidade fazer com que apenas os intérpretes paguem pelos direitos autoriais de músicas. Neste caso, os realizadores de eventos ficariam isentos de fazer o pagamento.
"O senhor Felipe Carreiras tem interesses pessoais, como organizador de eventos e shows, em prejudicar a classe, isentando vários setores do pagamento dos nossos direitos autorais", afirmou Alcione, também a Maia.
Também apelaram a Maia artistas como Djavan, Erasmo Carlos, Dori Caymmi, Milton Nascimento, Ivan Lins, Nando Reis, Alceu Valença, Marcos Valle, Lenine, Rosemary, Roberto Frejat, Rogério Flausino, Otto, Xande de Pilares.