Covid-19: Itália vai relaxar as medidas de isolamento em 3 de junho
Espanha registrou o menor índice de casos diários nas últimas 8 semanas
Foto: Paula Fróes/GOVBA
Um acordo assinado na manhã deste sábado (16), permite que a Itália abra as fronteiras com a União Europeia e as atividades econômicas em todas as regiões a partir de 3 de junho. O acordo não menciona como a Itália se comportará com países fora da União Europeia.
A partir da data estabelecida, será permitido o movimento entre as diferentes regiões, que até agora só foram autorizadas por razões de trabalho, saúde ou necessidade. Além disso, os amigos poderão fazer visitas, mas festas ou grandes encontros ainda serão proibidos. A proibição de mobilidade será limitada a pessoas positivas ou em quarentena.
O premiê espanhol, Pedro Sánchez, comunicou que deseja solicitar ao Congresso dos Deputados uma última prorrogação "de cerca de um mês" do estado de emergência, que estava previsto para terminar em 24 de maio. O país registrou 102 novas mortes pela Covid- 19, doença causada pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Segundo a agência de notícias Reuters, este é o menor índice em 8 semanas. O país já registrou mais de 27,5 mil mortes por Covid-19 e mais de 230,6 mil casos de infecção pelo novo coronavírus.
Mundo
De acordo com o balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins, mais de 4,5 milhões de pessoas estão contaminadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. Ao todo, a doença matou 307.929 pessoas. Hoje (16), o número de infecções na Índia superou a China em número de infecções.
Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 218.233 casos confirmados e 14.817 mortes. Ontem (15), pela primeira vez, mais de 15 mil novos casos da Covid-19 foram registrados no país em um período de 24h.