Covid-19: secretário-geral da ONU pede mais inclusão de pessoas com deficiência
Em fórum global, António Guterres afirma que grupo foi um dos mais prejudicados pela pandemia
Foto: Getty Images
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta semana, durante discurso na segunda Cúpula Global da Deficiência, que a pandemia agravou as barreiras já encontradas pelas pessoas com deficiência. Segundo ele, esse grupo tem maior dificuldade de acessar o ensino remoto, por exemplo, e são, muitas vezes, os primeiros a perder o emprego.
“Todas as pessoas, em todos os lugares, devem ser livres para irem à escola, terem acesso à saúde, constituírem família, terem um trabalho decente e participarem plenamente em todas as esferas da vida econômica, social, cultural e política”, disse o secretário-geral da ONU.
A Cúpula Global da Deficiência aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Oslo, na Noruega, onde Guterres pediu a todos os países que coloquem as pessoas com deficiência no centro de seus planos de recuperação pós-Covid-19. Na ocasião, ele afirmou que, apesar de serem normalmente os mais pobres e desfavorecidos, o grupo é frequentemente negligenciado.
Guterres ainda disse que, com a pandemia, a desigualdade entre pessoas com deficiência aumentou em todo o mundo. De acordo com ele, as pessoas com deficiência eram o maior número de mortos, porque enfrentam barreiras persistentes nos sistemas de saúde.