Cristina Kirchner afirma que não será candidata à presidência na Argentina
Com 70 anos, ela foi presidente duas vezes entre 2007 e 2015
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, confirmou na quinta-feira (27), durante evento em La Plata, que não irá se candidatar às eleições presidenciais de outubro. “Não, não, presidente não”, disse Kirchner diante de mais de 2 mil partidários reunidos.
Na ocasião, uma multidão do lado de fora do evento gritava "Cristina presidente" e pedia que a política voltasse a se candidatar. Kirchner, de 70 anos, foi presidente duas vezes entre 2007 e 2015 e faz parte da centro-esquerda do peronismo. Apesar de as pesquisas a colocarem como favorita, ela lembrou que está “condenada, proscrita, incapacitada e alvo de tentativa de assassinato”, em referência ao atentado que sofreu em setembro de 2022 .
No evento, ela também rejeitou a dolarização da economia, proposta apresentada pelo candidato de direita Javier Milei, e criticou o acordo assinado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) pelo governo anterior de direita. “O acordo com o Fundo é inflacionário porque é uma política enlatada”, afirmou.