Mundo

Cúpula das Américas começa nos EUA com instabilidade diplomática

Encontro não contará com Cuba, Nicarágua e Venezuela

Por Da Redação
Ás

Cúpula das Américas começa nos EUA com instabilidade diplomática

Foto: Reprodução/Instagram

Os Estados Unidos sediam a partir desta segunda-feira (6) em Los Angeles, na Califórnia, a 9ª edição da Cúpula das Américas. O encontro, previsto para durar até o dia 10, reunirá líderes de todo o continente escolhidos pelo governo do país. A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada no último domingo (5), provocou instabilidade diplomática no continente, e a presença de alguns líderes ainda é incerta.

Esta é a 1ª vez que a cúpula é realizada nos Estados Unidos desde que o ex-presidente Bill Clinton conduziu a sessão inaugural, em 1994 na cidade de Miami. Com o tema “construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo”, a edição de 2022 visa promover a democracia, abordar problemas econômicos, incentivar o uso de energia limpa, combater o aquecimento global e as mudanças climáticas, além de falar sobre as transformações digitais e a recuperação da pandemia. 

Além disso, o encontro deve debater a adoção de um pacto migratório com “divisão de responsabilidades” entre as nações a fim de combater a migração ilegal, um dos principais problemas para o governo norte-americano. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), deve viajar à Califórnia para participar da cúpula e reunir-se com o presidente norte-americano, Joe Biden, entre os dias 6 e 10 de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.