De olho na reeleição em 2026, Jerônimo garante apoio de cinco prefeitos que estiveram com ACM Neto
Desde o início do ano, governador da Bahia já recebeu 31 gestores municipais no gabinete
Foto: Matheus Landim/GOVBA
As articulações para as próximas eleições já começaram e prefeitos que apoiaram ACM Neto (União Brasil) em 2022 migraram para o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Entre eles estão Fabrício Abrantes (Brumado), Nal Azevedo (Guanambi), Mário Galinho (Paulo Afonso), Dr. Léo (Buritirama) e Miltinho do Axé (Coaraci).
A movimentação é resultado da articulação liderada por Jerônimo e pelo novo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, que ofereceu apoio imediato a prefeitos eleitos que enfrentam dificuldades na transição.
No início de janeiro, Jerônimo recebeu 31 prefeitos no gabinete. Deputados e vereadores, além de secretários de pastas importantes como Saúde, Educação, Segurança e Comunicação também participaram das audiências.
Fontes que participaram dos encontros destacaram o empenho de Jerônimo em estabelecer parcerias, deixando divergências políticas de lado. O petista definiu ações emergenciais, articulou emendas parlamentares e reforçou a importância de avanços na educação.
Cenário 2026
Jerônimo Rodrigues buscará reeleição na Bahia, enquanto ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, deve disputar novamente o governo estadual.
Também estão postas as candidaturas de João Roma (PL) e Raissa Soares (PRTB), representando a direita.
LEIA MAIS: