• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Defesa de Lula pede ao STF suspensão de julgamento do caso do triplex no STJ

Defesa de Lula pede ao STF suspensão de julgamento do caso do triplex no STJ

A análise do caso está marcado para ocorrer na terça (27)

Por Da Redação
Ás

Defesa de Lula pede ao STF suspensão de julgamento do caso do triplex no STJ

Foto: Divulgação | Sul21

A defesa do ex-presidente Lula entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão do julgamento do caso do triplex no Guarujá (SP), que será julgado na terça (27) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). As informações são da colunista Bela Megale, do O Globo.

A defesa do ex-presidente pediu que o ministro do STF, Edson Fachin, faça a suspensão do julgamento do caso triplex até que o próprio Supremo decida sobre um pedido de Lula para acessar acordos envolvendo a Petrobras e autoridades dos Estados Unidos no âmbito na Lava Jato.

No pedido, a defesa do petista alega que, na ação, a Petrobras apresentou posições contrárias às tratativas apresentadas na justiça brasileira e que nos acordos com autoridades americanas, a estatal se responsabiliza pelos crimes descobertos pela Lava-Jato e não coloca Lula como líder da organização criminosa.

Ao STF, a Petrobras tem contestado o pedido e afirma que não pode abrir o conteúdo das tratativas porque violaria a lei dos EUA.

A defesa de Lula diz que enquanto o impasse sobre os acordos da Petrobras estiverem sendo analisados pelo STF, o julgamento do triplex marcado para terça (27) seja suspenso.

Eles também afirmam que o próprio STJ precisa definir se vai cumprir uma decisão provisória do ministro Sérgio Kukina que determinou que o petista seja informado sobre a existência, ou não, de pedidos de cooperação internacional formulados por autoridades brasileiras ou dos Estados Unidos com os procuradores da Lava-Jato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário