'Dei aquele abraço no Gilberto Gil simbolicamente a todo os baianos', diz Eduardo Leite ao pedir desculpas por falas de vereador
Segundo governador do RS, Sandro Fantinel será punido pelas palavras que proferiu contra baianos
Foto: Reprodução
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou nesta segunda-feira (6), do programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia, para comentar sobre o discurso xenofóbico do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, e quais medidas o estado está tomando diante dos crimes cometidos pelo político.
No domingo (5), Eduardo Leite encontrou o cantor e compositor Gilberto Gil, a quem pediu desculpas pelas falas preconceituosas de Fantinel e o abraçou. Segundo o governador, o abraço dado a Gilberto foi simbólico a cada um dos baianos.
"Eu fiz questão de dar aquele abraço no Gilberto Gil simbolicamente abraçando a todos os baianos e expresso o meu pedido de desculpa a todos os baianos. Que se sintam abraçados pelos gaúchos pelo reconhecimento de tudo o que a Bahia já deu e continua dando ao Brasil, não apenas na arte, mas também no trabalho", disse o governador gaúcho.
Eduardo Leite comentou ainda que entre os esforços e medidas tomadas pelo estado está a educação. "Fizemos um acordo de cooperação para as nossas redes de ensino de trabalho antidiscriminatório, trilhas anti racistas para que a gente possa valorizar a diversidade cultural, étnica e racial", pontuou.
Além disso, o governador também afirmou que conversou com o procurador-geral da Justiça e com o representante do Ministério Público como forma de punição ao vereador Fantinel. "Eles abriram dois processos de investigação para essa ação do vereador que devem resultar em ações judiciais contra ele, uma criminal e outra na esfera civil, por dano moral coletivo, por ação discriminatória e preconceituosa", disse.
A Câmara Municipal de Caxias do Sul também abriu um processo de cassação do mandato do vereador. "Ele será responsabilizado pelas palavras que proferiu", garantiu Leite.