• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Deltan formulou proposta de mudanças no STF para que não tivesse um novo 'Toffoli'
Política

Deltan formulou proposta de mudanças no STF para que não tivesse um novo 'Toffoli'

Procurador sinalizou ser a favor de de ministros com perfil semelhante ao do Luís Roberto

Por Da Redação
Ás

Deltan formulou proposta de mudanças no STF para que não tivesse um novo 'Toffoli'

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O procurador Deltan Dallagnol, quando ainda estava a frente da Operação Lava Jato no Paraná, trabalhou na formulação de uma proposta legislativa para mudar a forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme mostram conversas em aplicativo de mensagens obtidas na Operação Spoofing. 

Em um diálogo com um advogado, Deltan afirmou, em 3 de fevereiro de 2018, "que o que dá pra fazer é apenas criar um ambiente mais favorável a que não entre um [Dias] Toffoli no STF". O procurador sinalizou ser a favor de ministros com perfil semelhante ao do Luís Roberto e Edson Fachin, apoiadores da Lava Jato. 

A proposta foi submetida ao advogado Caio Farah Rodriguez, que, em 2016, atuou no acordo de leniência da Odebrecht. "É uma proposta que cria um colegiado (de presidentes de tribunais, PGR [Procuradoria Geral da República] e defensor público...) para formar uma lista tríplice", escreveu o procurador.

O diálogo foi divulgado por um hacker que teve acesso a conversas de integrantes da Lava Jato e apreendidas pela Operação Spoofing, da Polícia Federal. 

Os envolvidos no diálogo afirmaram não reconhecer a autenticidade das mensagens, mas confirmaram ter mencionado sobre o tema. 

"Não tenho como aferir se as palavras do diálogo publicado são exatamente as mesmas que utilizei ao trocar mensagens com o procurador, embora me recorde de ter ocorrido entre nós diálogo de teor similar", disse Rodriguez, por meio de nota, ao UOL.

Ele disse lembrar que a troca de mensagens ocorreu em um contexto de "formulação de propostas de reforma legislativa relativas a regras para nomeação e responsabilidade jurídica de ministros do STF". "São temas clássicos de quem estuda direito público, como é o meu caso", diz o advogado, pontuando que propostas "foram objeto de discussão coordenada pela FGV [Fundação Getúlio Vargas], da qual eu era na época professor". 

Nota da Lava Jato

Em nota, o MPF-PR disse que "as mensagens mostram somente conversas sobre anteprojetos legislativos que buscam o aperfeiçoamento aspectos institucionais da composição e funcionamento do Supremo".

"Como forma de contribuir para mudanças estruturais que possam reduzir a corrupção sistêmica brasileira, o procurador da República Deltan Dallagnol tratou com diversos juristas, ao longo dos anos, sobre aperfeiçoamentos legislativos." 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.