Deputada Duda Salabert diz ter tido gênero alterado em visto para os EUA

Parlamentar disse que tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino

Ás

Atualizado
Deputada Duda Salabert diz ter tido gênero alterado em visto para os EUA

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) informou que o visto para os Estados Unidos foi alterado para o gênero masculino depois do pedido de renovação do documento que estava vencido. A intenção da parlamentar era atender um convite da Universidade de Harvard  para realizar um curso envolvendo políticas públicas no próximo mês.

“Minha certidão de nascimento está no feminino, meu CPF, meu RG e todos outros documentos também estão no feminino. Os documentos necessários para retirada de um visto também estão no feminino. Mas o governo Trump me avisou na semana passada que meu visto virá no masculino”, divulgou a deputada por meio das redes sociais.

A justificativa informada pelo consulado, de acordo com Duda, é de que é de conhecimento público no Brasil que ela é uma pessoa trans. A parlamentar ainda destacou que “mais do que transfobia, há uma questão de soberania nacional envolvida: não cabe ao governo dos EUA discordar e refutar os documentos do Brasil”.

Erika Hilton

A situação é similar à que ocorreu com a deputada federal Erika Hilton, que teve a identidade de gênero negada no processo de emissão de visto diplomático para participar de uma conferência acadêmica dos Estados Unidos.

“Tenho confiança de que o Itamaraty se posicionará com firmeza, pois esse ataque não é só contra mim e Erika Hilton”, disse Duda através das redes sociais.

A deputada Erika Hilton (PSOL) disse que se tornou alvo direto de uma polícia transfóbica do governo americano e alegou que o ato se configura em um problema diplomático.

“A transfobia de estado, quando praticada nos Estados Unidos, ainda pede uma resposta das autoridades do poder judiciário americano. Mas, quando invade um outro outro país, pede também uma resposta diplomática, uma resposta do Itamaraty”, afirmou Erika na ocasião.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.