Deputado propõe à ALBA entrega de título de cidadão baiano a jurista e militante
Silvio Luiz de Almeida tem forte atuação nos movimentos antirracistas
Foto: Reprodução
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu um projeto, solicitado pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol), para entregar o título de cidadão baiano ao professor, advogado, filósofo e militante do movimento negro Silvio Luiz de Almeida.
Hilton destaca que Silvio tem atribuições teóricas, além da militância dentro do movimento negro, o que ele acredita ser muito valiosos para o Estado da Bahia onde "23% de sua população se autodeclaram preta e 58% se afirma parda, conformando mais de 80% da população como negra”, argumentou.
Ele ainda afirmou que “o jurista Sílvio de Almeida é responsável por tratar do conceito de racismo estrutural, em livro com o mesmo título, com edição esgotada, o que, segundo o deputado, demonstra a força das ideias que identificam no racismo estrutural uma “chave explicativa poderosa para entender a atual situação de desigualdade racial/social e de violência que vivemos no Brasil”.
E continuou ao dizer que “não há a menor dúvida que Sílvio de Almeida merece ser agraciado com o título de cidadão baiano. Esperamos que, com esta atitude, o professor sinta o reconhecimento e a gratidão que o povo baiano tem de seu trabalho e esperança de que permaneça firme e fiel na luta do povo negro”.