Deputados começam a declarar apoio à reeleição de Adolfo Menezes como presidente da ALBA
Em março deste ano, Casa aprovou a PEC que permite a recondução do presidente ao cargo
Foto: Reprodução/ALBA - Deputados Marquinho Viana (PV), Adolfo Menezes (PSD) e Cafu Barreto (PSD)
Os deputados estaduais Marquinho Viana (PV) e Cafu Barreto (PSD) declararam apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ABA), Adolfo Menezes (PSD), nesta sexta-feira (18).
Cafu afirmou que Adolfo soma pontos a favor porque "atua em parceria com os colegas deputados pelo avanço da Bahia".
"Temos um presidente correto, zeloso, sério e que trabalha tanto pelo fortalecimento da Assembleia, ouvindo os pares, quanto pelo crescimento e desenvolvimento da Bahia, colaborando com o governador Jerônimo Rodrigues nos projetos de interesse do estado. Todos o admiram por isso. Daí o desejo da Casa pela reeleição", disse o parlamentar.
Já Marquinho Viana afirmou que "Adolfo faz a Bahia avançar com a postura de um presidente responsável, equilibrado e atuante".
No início da semana, um grupo de 11 parlamentares do PP, PSD, PL, Podemos, Solidariedade e Avante se reuniu em um almoço e também referendou apoio ao terceiro mandato de Adolfo à frente do legislativo baiano.
Nenhum dos presentes no encontro, no entanto, declarou publicamente o posicionamento. A expectativa é que, a partir de agora, outros parlamentares, inclusive da oposição, se manifestem em favor da reeleição.
PEC da Reeleição
Em março deste ano, com os votos favoráveis de 52 dos 63 parlamentares, a Assembleia aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição do presidente da Casa numa mesma legislatura. A eleição ocorrerá em fevereiro de 2025.
Apesar do desejo do deputado Rosemberg Pinto (PT) de entrar na disputa, o Palácio de Ondina já teria dado o aval para a reeleição de Adolfo, facilitando as manifestações de apoio ao atual presidente.