Deputados dizem que Trump cometeu "traição" ao incitar invasão ao Capitólio
Momento antes da invasão, Trump fez um discurso para manifestantes extremistas
Foto: Divulgação | AP Photo
Os deputados responsáveis pelo processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump apresentaram, na última terça-feira (2), um documento em que pedem a condenação dele por incitar apoiadores a invadir o Capitólio. A invasão resultou na morte de cinco pessoas.
No texto, os parlamentares dizem que Trump cometeu uma "traição sem precedentes" ao fazer um discurso para apoiadores no dia 6 de janeiro, momentos antes dos extremistas invadirem o Capitólio, que fazia a formalização da vitória de Joe Biden.
"O único caminho honroso naquele momento era o [então] presidente Trump aceitar o resultado e admitir a derrota eleitoral. Em vez disso, ele convocou uma multidão até Washington, incitou o grupo a uma agitação, e apontou os manifestantes pela Avenida Pensilvânia como um canhão carregado", cita um trecho do documento.
"Se provocar um motim insurrecional contra uma sessão conjunta do Congresso depois de perder uma eleição não é um crime imputável, é difícil imaginar o que seria", afirma os parlamentares.
O julgamento de Trump no Senado começa na próxima semana.