Dia dos Pais: consumidores mais receosos com os gastos na data

De acordo com pesquisa da CNDL, 105 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais

Ás

Dia dos Pais: consumidores mais receosos com os gastos na data

Foto: Reprodução

Com o Dia dos Pais se aproximando, fica inevitável a preocupação com o que fazer no segundo domingo de agosto. No entanto, com a economia do país ainda em recuperação, pesquisar opções de presentes baratos para entregar nessa data especial deve ser a missão. Afinal, como gastar pouco em uma data especial?

De acordo com a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 105 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais. Em média, consumidores pretendem gastar R$ 190 com os presentes, sendo 52% pretendendo comprar itens de vestuário. 

O shopping center é um dos lugares mais procurados para a compra do presente do Dia dos Pais (Foto: Agência Brasil) 

A estudante Ane Lima pretende comprar uma peça de roupa para o pai. “Eu não pretendo gastar mais de 100 reais, apenas perguntei o que ele queria e ele me deu a opção da blusa social, vou procurar uma que eu ache que seja o gosto dele e que não saia tão caro”, disse.

Pesquisa, planejamento e paciência serão determinantes na hora da escolha do presente. O principal ponto é entender as possibilidades financeiras, sabendo o quanto se pode gastar sem comprometer as contas. 

De acordo como o economista Edisio Freire, a situação econômica do país interfere nas vendas do Dia dos Pais. "O fato de o país estar tentando sair de uma crise, esse processo gerou desemprego, então, as pessoas estão se reinventando na parte financeira, tendo mais cuidado. O fato do endividamento das famílias, vai além da crise, os nomes restritos passam pela condição de não ter crédito, por isso, as famílias tem buscado uma solução mais criativa com um custo menor, sendo um jantar em família, um passeio, que gere o convívio", analisa o economista.

Comemorar o Dia dos Pais com um almoço em famílias é a opção da autônoma Andreza Costa. “Com pouco dinheiro, a única solução é um almoço básico só para não passar em branco”, conta.

O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, diz que o planejamento das contas antes de sair as compras deve ser considerado. “Para os que estão com pendências financeiras, o certo é ajustar o orçamento pessoal e deixar o presente para outra ocasião, quando as despesas estiverem equacionadas. Não há nada de errado em demonstrar afeto por meio de um presente, mas é importante lembrar que essa não é a única forma de agradecer”, indica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.