Dia nacional das Apaes e inclusão
Confira o nosso editorial deste sábado (11)

Foto: Divulgação
Neste 11 de dezembro é o Dia Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), data para se exaltar estas instituições que trabalham em busca de conquistas e da manutenção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual. A primeira foi criada em 1954, no Rio de Janeiro.
A inclusão e acessibilidade são as principais bandeiras das Apaes. As unidades por todo o Brasil se empenham em garantir a qualidade de vida dessas pessoas, atuando em diversas áreas como Assistência Social, Educação, Saúde, entre outras.
Para manter a sua atividade fim, a instituição oferece diversos serviços à comunidade que propiciam a sua viabilidade econômica. Os recursos arrecadados com os serviços são revertidos para o atendimento à pessoa com deficiência.
Na Bahia, os números mostram a relevância e urgência dos trabalhos: de acordo com a associação, com base em dados até 2020, 340 mil já pessoas atendidas em unidades de toda Bahia. 2.869 crianças tiveram acompanhamento ambulatorial do Teste do Pezinho e uma média de 806 pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho.
A lembrança do Dia é mais uma luta para que a inclusão não seja mais algo necessário, mas algo cultural e natural ao dia a dia.