Distribuição de medicamentos pelo município permanece ativa em Salvador durante pandemia
Ação visa facilitar o acesso à saúde dos soteropolitanos
Foto: Getty Images
O serviço de dispensação de medicamentos, gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), permanece ativo durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, possibilitando o tratamento de soteropolitanos que fazem uso de medicações contínuas, ou que necessitam dos remédios para tratamentos específicos. O acesso aos medicamentos é realizado sem restrições, nas unidades de saúde e nas Prefeituras-Bairro. De janeiro até o último dia 8 de julho, a unidade administrativa de Valéria dispensou 7.940 medicamentos; a de Pau da Lima liberou 4.441 e a da Cidade Baixa 4.397.
O titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, afirmou que o serviço tem facilitado o acesso à saúde dos soteropolitanos. “A Prefeitura-Bairro tem sido uma grande aliada da população, sobretudo na pandemia, quando os maiores atendimentos foram na área da saúde. Um dos serviços mais demandados é a dispensação de medicamentos, sendo a unidade de Valéria uma das que mais realiza assistência nesse serviço”, disse.
Dados do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) apontam que os medicamentos mais dispensados na rede municipal são Losartana, Metformina, Sinvastatina, Carbamazepina e Anlodipino. Embora o acesso aos remédios seja realizado sem restrições, os cidadãos precisam se atentar aos documentos necessários. Na hora de retirar os medicamentos, o paciente deve apresentar a receita médica (original e cópia), documento de identificação original com foto, certidão de nascimento para menores de 18 anos ou ainda declaração de nascido vivo. A retirada também pode ser feita com a cópia autenticada dos documentos. Além disso, é necessário apresentar o cartão SUS de Salvador, no formato físico ou digital.
Caso aconteça de o paciente não poder realizar a retirada dos medicamentos, um familiar ou amigo pode buscar o serviço com os documentos necessários do paciente e apresentar também um documento oficial com foto. Os medicamentos da Atenção Básica e Programas Estratégicos do Ministério da Saúde podem ser retirados pelos cidadãos, nas farmácias da rede de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cidadão pode consultar a disponibilidade de medicamentos por meio do aplicativo Vida+.
Pandemia
Devido a pandemia, o setor farmacêutico da rede municipal precisou desenvolver novas estratégias para garantir que não houvesse um desabastecimento de medicamentos. O coordenador da Assistência Farmacêutica da SMS, Bruno Viriato, afirma que foi necessário realizar mudanças de logística, por exemplo, para que os cidadãos não sentissem o impacto da crise sanitária.
“A pandemia foi um grande desafio também para a Assistência Farmacêutica, pois houve a necessidade de reorientação dos processos de trabalho dos serviços de farmácia, nas Unidades de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com publicações de normativas e informes técnicos”, disse. “Houve também a necessidade de desenvolver estratégias para otimizar todas as etapas do serviço como seleção, programação e aquisição de medicamentos, logística e dispensação, a fim de que não houvesse desabastecimento de medicamentos para o enfrentamento da pandemia pelo Covid-19, bem como para as outras necessidades de saúde”, completou.