• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Dois em cada três israelenses querem eleições após o fim da guerra
Mundo

Dois em cada três israelenses querem eleições após o fim da guerra

Números apontam descrença da população com a possibilidade de reféns serem resgatados com vida, mostra pesquisa

Por Da Redação
Ás

Dois em cada três israelenses querem eleições após o fim da guerra

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dois em cada três israelenses (69%) querem ver o país realizar novas eleições assim que a guerra contra o Hamas terminar, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (19), com o número se aproximando de 100% (98,5%) na esquerda política e uma maioria tímida (51,5%) sobre a direita política, onde está o governo de Netanyahu.

A maioria dos eleitores (57%) afirma que vai ficar com o mesmo bloco político como na última eleição, mas pode migrar de partidos, conforme a pesquisa Israel Democracy Institute (IDI), 28% estão indecisos.

O IDI entrevistou 604 pessoas em Israel por telefone e on-line em hebraico e árabe de 11 a 13 de dezembro. A margem de erro na amostra completa é de quatro pontos.

Quando se fala dos objetivos de guerra de Israel, as coisas são menos claras. Uma clara maioria dos judeus israelenses (71,5%) acredita que o objetivo central do país de destruir o Hamas é alcançável. No caso dos árabes do país, que compõem cerca de um quinto da população, o número cai para 65%.

Mas somente cerca de um terço (35,5%) acredita que o objetivo de levar os 129 reféns israelenses para casa é alcançável. Vale a pena realçar que esta pesquisa foi feita antes que os soldados das FDI matassem por engano três reféns israelenses na sexta-feira (15). É improvável que isso tenha aumentado as esperanças de sucesso dos israelenses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.