Duas pessoas morrem na África após contaminação por vírus de Marburg
OMS alerta para evitar possível surto da doença 'prima' do Ebola
Foto: Reprodução/Wikimedia Common
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância de evitar um possível novo surto do vírus de Marburg, que provoca febre hemorrágica grave e é letal em cerca de 70% dos casos. Na África, segundo o tabloide britânico Daily Mail, dois pacientes morreram dessa enfermidade na África. O vírus e a doença, que levam o mesmo nome, já causaram epidemias em 1967, 1975, 1980, 1987, 1998, 2004 e 2005 e 2007 a 2014.
Os especialistas se preocupam porque não há tratamento específico, como vacinas ou antivirais, para a enfermidade. Os pacientes têm sangramentos por vários orifícios, como nariz, gengivas, olhos e vagina. Nos dois casos detectados, eles tiveram diarreia, febre, náuseas e vômitos. A OMS já enviou especialistas para auxiliar chefes de saúde em Gana.
A doença já foi associada a surtos em Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda. Segundo a BBC, 34 pessoas que tiveram contato com as duas pessoas que morreram estão em isolamento. As autoridades não encontraram novos casos suspeitos desde que coletaram amostras há duas semanas.
O vírus de Marburg, conhecido como "primo" do ebola, foi detectado pela primeira vez em humanos em 1967, na Alemanha e na Sérvia, após ser transmitido para funcionários de laboratório por meio de macacos trazidos de Uganda. O vírus é transmitido por morcegos frugívoros, mas pode se espalhar entre humanos através do sangue, fluídos corporais e superfícies contaminadas.