Economia Solidária: desenvolvimento sustentável

Confira o editorial desta quarta-feira (15)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

Economia Solidária: desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação/Pixabay

O Dia Nacional da Economia Solidária é anualmente celebrado no Brasil em 15 de dezembro.

Distribuição justa de renda, autogestão, ganho justo e preservação do planeta. Esses são alguns princípios da Economia Solidária, que tem em sua essência a igualdade e, para isso, valoriza o ser humano.

A data busca incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social.

Muitas empresas brasileiras já trabalham com os princípios da economia solidária, ou seja, utilizam técnicas e modelos de produção que garantem o bem-estar dos seus funcionários, a preservação do meio ambiente e a organização autogestionária da empresa.

Economia solidária é, enfim, um jeito diferente de produzir, vender e comprar. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos.

O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário