Eleições

Eleições 2024: Municípios com eleitorado maior que a população dobra

Confederação Nacional de Municípios aponta que o fenômeno pode estar relacionado as migrações das cidades

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Eleições 2024: Municípios com eleitorado maior que a população dobra

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O último estudo da série Eleições municipais de 2024 feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) antes do primeiro turno do pleito evidenciou as características do eleitorado e das cidades. A disputa que ocorrerá neste domingo (6) teve um novo recorde de municípios com eleitorado maior do que a população local. As cidades nesse cenário foram de 493 nas eleições de 2020, para 845 em 2024.

O CNM apontou que o fenômeno pode estar relacionado às migrações das cidades de pequeno porte, movido por fatores econômicos e educacionais. Os estados com as maiores concentrações de cidades nesse cenário são Goiás (40%), Piauí (35%) e Paraíba (34%). 

Em números absolutos, o recorde é de Minas Gerais, com 212 municípios, seguido de Goiás com 99 e São Paulo com 89. Ao total, 16 municípios possuem a quantidade de eleitores o dobro da população, em 24 cidades, o número de eleitores é maior que 50% da população. 

A estimativa é que 155,9 milhões de brasileiros exerçam o seu direito de voto. O número corresponde a 74% da população do país. A maioria do eleitorado são mulheres. 

Os eleitores facultativos, jovens de 16 e 17 anos e analfabetos, são 22,6 milhões. Ao total, pessoas idosas com mais de 60 anos representam 22% e jovens até 34 anos são 33%. Os estados com maiores números de votantes idosos são o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Enquanto os estados com maior eleitorado jovem são Amapá e Amazônia.

Os dados também mostraram que a maioria dos eleitores não finalizou o ciclo da educação básica. Assim, apenas 347 cidades possuem a maioria dos eleitores com educação básica completa. 

Pessoas que se autodeclararam negras são maioria, totalizando 65%. Somente quatro estados têm percentual maior é de pessoas brancas, que são respectivamente Rio Grande do SUl (75%), Santa Catarina (71%), Paraná (60%) e São Paulo (51%). 

Os indicies do eleitorado não se repetem em relação aos candidatos pleiteando o cargo de prefeito. As mulheres são 52% do eleitorado, mas apenas 16% dos candidatos são mulheres. Os eleitores que se declaram negros são 65% e 32% dos candidatos também se declaram negros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário