Eleições: número de policiais e militares eleitos na Câmara cresce 35,7% em 2022
Maioria dos parlamentares pertence ao Partido Liberal
![Eleições: número de policiais e militares eleitos na Câmara cresce 35,7% em 2022](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/128826/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=88377f1c6fe593936128655ebb8a09fe)
Foto: Câmara dos Deputados
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o número de policiais e demais militares eleitos na Câmara aumentou 35,7% nas eleições deste ano em relação ao pleito de 2018. No total, 38 candidatos provenientes das forças de segurança pública conseguiram se eleger como deputado federal, dez a mais que o registrado nas últimas eleições. A maioria deles pertence ao Partido Liberal (PL), legenda do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.
Do PL, foram 18 candidatos eleitos. O número representa quase metade do total (47%) de policiais militares, civis e federais, além de integrantes das Forças Armadas. O União Brasil aparece em seguida, com seis eleitos, o PP com três e o Republicanos com dois, assim como o MDB e o Avante.
Do outro lado da esfera política, o PT é o único partido da esquerda que elegeu uma deputada com esse perfil, a delegada Adriana Accorsi, de Goiás. O estado que mais optou por representantes das forças de segurança foi São Paulo, com sete representantes. Em seguida aparecem Minas Gerais e Rio de Janeiro, com três. Bahia, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia elegeram dois, enquanto Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Roraima escolheram um candidato.