Política

Em manifesto, oposição critica operação da PF contra deputado Carlos Jordy

Parlamentar foi alvo da 24ª fase da operação Lesa Pátria

Por Da Redação
Ás

Em manifesto, oposição critica operação da PF contra deputado Carlos Jordy

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Líderes de partidos da oposição no Senado Federal publicaram nesta sexta-feira (19) um manifesto conjunto que critica a operação da Polícia Federal (PF) contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), alvo de busca e apreensão na 24ª fase da operação Lesa Pátria. A ação policial busca identificar pessoas que tenham planejado, financiado e incitado atos contra a democracia entre outubro de 2022 e início de 2023.

No manifesto, seis partidos põem em dúvida a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),  Alexandre de Moraes, à frente das investigações sobre o 8 de Janeiro.

“Em primeiro lugar, apoiamos qualquer investigação que tenha por fim apurar graves ilícitos. Contudo, vivemos num Estado de Direito e as investigações devem respeitar o juízo natural, os direitos e garantias individuais, as prerrogativas do exercício do mandato parlamentar e o devido processo legal”, diz o documento.

“A atuação do Ministro é, sim, questionável, e não tem amparo na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura e no Código de Processo Penal. Ele não tem imparcialidade para os processos dos atos de 8 de janeiro de 2023, é supostamente vítima, investigador e julgador. Ele comenta e concede entrevistas sobre processos que estão sob julgamento e opina sobre fatos ainda não julgados”, continua. 

Carlos Jordy é líder da oposição na Câmara dos Deputados. Na quinta-feira (18), agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete do parlamentar e em um endereço ligado a ele no Rio de Janeiro. A suspeita é que Jordy tenha ajudado a coordenar atos contra a democracia no Rio, incluindo um em Goytacazes, e bloqueio de rodovias.

Confira abaixo quem assinou o manifesto:

-Rogério Marinho (PL) – Líder da Oposição no Senado
-Ciro Nogueira (PP) – Líder da Minoria no Senado
-Flávio Bolsonaro (PL) – Líder da Minoria no Congresso
-Carlos Portinho (PL) – Líder do PL no Senado
-Tereza Cristina (PP) – Líder do PP no Senado
-Mecias de Jesus (Republicanos) – Líder do Republicanos no Senado
-Izalci Lucas (PSDB) – Líder do PSDB no Senado
-Eduardo Girão (Novo) – Líder do Novo no Senado
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.