Em manifesto, oposição critica operação da PF contra deputado Carlos Jordy
Parlamentar foi alvo da 24ª fase da operação Lesa Pátria
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Líderes de partidos da oposição no Senado Federal publicaram nesta sexta-feira (19) um manifesto conjunto que critica a operação da Polícia Federal (PF) contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), alvo de busca e apreensão na 24ª fase da operação Lesa Pátria. A ação policial busca identificar pessoas que tenham planejado, financiado e incitado atos contra a democracia entre outubro de 2022 e início de 2023.
No manifesto, seis partidos põem em dúvida a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, à frente das investigações sobre o 8 de Janeiro.
“Em primeiro lugar, apoiamos qualquer investigação que tenha por fim apurar graves ilícitos. Contudo, vivemos num Estado de Direito e as investigações devem respeitar o juízo natural, os direitos e garantias individuais, as prerrogativas do exercício do mandato parlamentar e o devido processo legal”, diz o documento.
“A atuação do Ministro é, sim, questionável, e não tem amparo na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura e no Código de Processo Penal. Ele não tem imparcialidade para os processos dos atos de 8 de janeiro de 2023, é supostamente vítima, investigador e julgador. Ele comenta e concede entrevistas sobre processos que estão sob julgamento e opina sobre fatos ainda não julgados”, continua.
Carlos Jordy é líder da oposição na Câmara dos Deputados. Na quinta-feira (18), agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete do parlamentar e em um endereço ligado a ele no Rio de Janeiro. A suspeita é que Jordy tenha ajudado a coordenar atos contra a democracia no Rio, incluindo um em Goytacazes, e bloqueio de rodovias.
Confira abaixo quem assinou o manifesto:
-Rogério Marinho (PL) – Líder da Oposição no Senado
-Ciro Nogueira (PP) – Líder da Minoria no Senado
-Flávio Bolsonaro (PL) – Líder da Minoria no Congresso
-Carlos Portinho (PL) – Líder do PL no Senado
-Tereza Cristina (PP) – Líder do PP no Senado
-Mecias de Jesus (Republicanos) – Líder do Republicanos no Senado
-Izalci Lucas (PSDB) – Líder do PSDB no Senado
-Eduardo Girão (Novo) – Líder do Novo no Senado