• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Empreendedorismo na pandemia: empresa traz mercado inovador de vinhos sem álcool para capital baiana
Bahia

Empreendedorismo na pandemia: empresa traz mercado inovador de vinhos sem álcool para capital baiana

Ao Farol da Bahia, especialista fala sobre os benefícios da bebida

Por Ane Catarine Lima
Ás

Empreendedorismo na pandemia: empresa traz mercado inovador de vinhos sem álcool para capital baiana

Foto: Divulgação

Algumas empresas e empreendedores vislumbraram em plena crise causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma possibilidade de oferecer novos serviços ou ajustar antigas rotinas ao “novo normal”. Diante dos bloqueios, do distanciamento e de outras normas que alteraram o que, até então, era rotineiro, muitas empresas começaram a surgir no formato online, possibilitando aos consumidores novas oportunidades de consumo com segurança. Foi nesse contexto que surgiu a empresa BSA Bebidas Sem álcool, que traz para a capital baiana um mercado inovador dos vinhos sem álcool. 

A diretora da BSA, Ana Frantz, disse ao Farol da Bahia que a ideia da empresa veio da necessidade de realizar um serviço diferenciado neste momento de pandemia, com orientações e atendimento personalizado, buscando as particularidades de cada cliente. “Essa ideia veio da necessidade de melhorar a qualidade de vida sem abrir mão de um grande prazer que é apreciar uma taça de vinho. O relacionamento com o cliente é a parte mais importante no processo de venda de vinhos, principalmente, vinhos para um público tão específico, que se abstém de álcool por vários motivos”, disse.

A empresa oferece ao consumidor cinco rótulos de vinho: tinto, rosé, suave, meio seco e seco, que contam com a produção nacional de uvas bordô. Ainda segundo Ana Frantz, a empresa oferece apenas um vinho produzido com a Tempranillo, uva espanhola aclimatada no Brasil, produção limitada. “Todos os vinhos vendidos são feitos pela vinícola La Dorni, que é a única no Brasil com certificação na produção de vinhos sem álcool, há 20 anos, seguindo todas as normas e regulamentações”, explicou. 

Para tirar algumas dúvidas acerca do mercado inovador dos vinhos sem álcool, Ana Frantz respondeu algumas perguntas feitas pelo Farol da Bahia como, por exemplo, a respeito dos benefícios da bebida para a saúde. 

Confira a entrevista:

FB: Qual a diferença entre o vinho sem álcool e o suco de uvas?

Ana Frantz: Bem, a diferença se dá na produção. O vinho sem álcool é produzido da forma tradicional, através da fermentação das uvas (onde as propriedades benéficas das cascas são incorporadas ao vinho), posteriormente é feita a retirada do álcool, por um processo mecânico e o envelhecimento. São necessários quase 2,5 l para fazer uma garrafa. Já o suco de uva não passa pelo processo de fermentação, geralmente é feito pelo aquecimento das uvas, o que o deixa com quantidades muito pequenas de substâncias benéficas ao organismo e com alto teor calórico. Então, o vinho desalcoolizado não é suco de uva.

FB: Quais os benefícios do vinho sem álcool para a saúde?

Ana Frantz: São muitos , pois todas as substâncias benéficas à saúde. Os polifenóis, resveratrol e flavonóides, por exemplo, são os famosos antioxidantes que têm uma concentração 65% maior nos vinhos sem álcool. Então, consequentemente, tudo que é bom para saúde  no vinho é muito melhor no vinho sem álcool.

Os vinhos tintos são ricos  nessas substâncias que oferecem vários benefícios à saúde, como a diminuição do mau colesterol, ajudando a minimizar risco de infartos e outras doenças cardiovasculares. Além disso, possuem características anticancerígenas, ajudando a suprimir o crescimento de células tumorais.

FB: Quando Consumir?

Ana Frantz: Os vinhos sem álcool não apresentam restrições de consumo. O consumo é destinado para pessoas que optam por um estilo de vida mais saudável. Pessoas que sigam tradições religiosas, gestantes ou aquelas que tenham algumas condições de saúde como, por exemplo, diabetes, hipertensão, doenças hepáticas e cardíacas, alérgicos a álcool e usuários de medicamentos podem optar pelo consumo do vinho sem álcool. 

Para quem é vegano ou está realizando dietas alimentares, o vinho sem álcool também é uma ótima opção. Apreciadores de vinho que por algum motivo não podem mais consumir bebidas alcoólicas, pessoas que não gostam do efeito do álcool, idosos, a galerinha teen… O vinho sem álcool é aquele produto coringa para você ter em casa sempre.

FB: O consumo de vinho sem álcool aumentou durante a pandemia?

Ana Frantz: O consumo de bebidas alcoólicas durante o isolamento social cresceu consideravelmente, causando preocupação. Porém, diante dos benefícios apresentados, muitos optaram pela prevenção e melhora na imunidade e qualidade de vida oferecida pelos vinhos sem álcool. Por se tratar de uma empresa nova em Salvador, não tenho como avaliar o aumento ou a redução neste momento. Porém, a procura por vinhos sem álcool tem crescido a cada dia. 

As vendas são realizadas pelas redes sociais: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.